top of page

História do Café

Um cafezinho é indispensável, não é mesmo? Logo pela manhã, depois do almoço ou até à tarde (para os mais apaixonados). Essa bebida deliciosa está na tradição da culinária brasileira há muito tempo.

A origem do café no Brasil se dá por volta do século XVIII. Acredita-se que as primeiras sementes de café foram trazidas ao nosso País por Francisco de Melo Palheta (um militar luso-brasileiro, responsável pela introdução do cultivo do café no Brasil e em Portugal), após viagem à Guiana Francesa. Porém, o café já era consumido desde a Antiguidade, pelos habitantes da Etiópia, na África.

A partir de 1837, o café tornou-se o principal produto de exportação do Brasil Império. Os grandes lucros decorrentes de sua exportação enriqueceram os grandes fazendeiros, os chamados “Barões do café”, e sustentaram financeiramente o Império brasileiro.

Escravos trabalhando em um terreiro de café, em fotografia de George Leuzinger (1813-1892), de 1870. Fonte: escolakids.uol.com.br

As rendas geradas pela comercialização do café no Brasil permitiram urbanizar as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, além de cidades do interior do estado de São Paulo. O café foi a principal mercadoria da economia brasileira até a primeira metade do século XX.

Um simples cafezinho vem carregado de tanta história, não é? E que tal convidar um amigo para tomar um café no Chefão e compartilhar todo esse conhecimento?

Fonte: escolakids.uol.com.br

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page