Comida Japonesa no Brasil: uma semente oriental regada por águas brasileiras.

June 25, 2019

Quando os imigrantes japoneses chegaram ao Brasil, no começo do século passado, trouxeram uma bagagem cultural muito rica e consolidada. Dentre os principais fatores dessas tradições, está sua culinária. Inicialmente, ela era vista, pela população brasileira, apenas como uma forma de alimentação exótica, não muito popular. Mesmo assim, as receitas foram cultivadas e passadas de geração em geração, dentro das famílias de origem japonesa, obedecendo às tradições e aos costumes milenares orientais.

 

Foi na década de noventa que os brasileiros começaram a aderir a essa culinária como parte de seus hábitos alimentares - costume que começou a ser popularizado em São Paulo, onde há muitas famílias de imigrantes vindos do Japão. Com singelas adaptações aos costumes ocidentais, a comida nipônica foi ganhando reconhecimento e prestígio no paladar brasileiro. 

Os pratos tradicionais japoneses são preparados, principalmente, à base de arroz, soja, peixe, legumes, raízes e algas. Esses Ingredientes até então não estavam comumente unidos na rotina dos países ocidentais. Alguns dos pratos queridinhos dessa culinária são os sushis, bolinhos de arroz enrolados geralmente com peixe e algas; os sashimis, fatias de peixes ou frutos do mar crus; e os temakis, cones de alga recheados com arroz, peixe e legumes. Tais composições chamam a atenção não apenas pela beleza e variedade de cores e sabores, mas também pelo equilíbrio e o perfil saudável de cada um de seus elementos.

Vale dizer também que o arranjo da alimentação japonesa revela muito sobre a cultura de seu povo. A delicadeza, precisão e dedicação dos japoneses se manifesta, nessa tradição, por um preparo culinário extremamente refinado, em que cada peça (seja um sushi, um sashimi ou um temaki) é feita separada e artesanalmente, compondo um trabalho tão sutil, no qual até a temperatura corporal do chefe é regulada antes de o prato começar a ser preparado. O caráter leve e nutritivo das receitas também mostra as origens do estilo de vida milenar de um povo que tem longevidade e alta qualidade de vida. No mais, podemos ver o bom gosto dos japoneses; pois, afinal, além de tudo isso, sua culinária também é muito saborosa.

 

Em algumas ocasiões, as receitas japonesas ganham um toque brasileiro. Muitos chefes de cozinha que preparam a comida nipônica acabam influenciados pelos ingredientes tropicais e usam frutas ou verduras típicas do Brasil, ao invés dos legumes geralmente usados no Japão. Essa proposta, ao mesmo tempo em que mantém a harmonia e a leveza da culinária japonesa, permite uma inovação à labrésilienne, criando combinações deliciosas.

Por esses motivos, a culinária japonesa vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil e conquistando os brasileiros que a experimentam. Se ainda há alguém que não se abriu para essa tradição, a hora é agora: venha até o Chefão para saborear diversos pratos típicos japoneses, os quais preparamos com muito carinho e, claro, delicadeza. Contamos com você pra dividir esses pratos com a gente!

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Chefão apresenta: receitas da Vovó e do Vovô!

February 28, 2019

1/5
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo