top of page

Você conhece Nova Lima de verdade?

Todos já ouvimos falar de Nova Lima, município situado nos arredores de Belo Horizonte e muito conhecido por ser palco para atividades mineradoras importantes para a região. Mas será que conhecemos de verdade essa cidade?

Muito além das minas, Nova Lima carrega diversos ambientes e atrações interessantes para aqueles que decidem visitá-la. A cidade fica pertinho da capital mineira e, para quem frequenta essas redondezas, vale a pena separar um tempinho para conhecer o município, seja sozinho ou com a família. Pensando nisso, decidimos selecionar alguns dos pontos incríveis de Nova Lima, mostrando também os benefícios de visitar.

Cachoeira das 27 voltas

Fonte: ChicoTrekking, 2015

Fonte: ChicoTrekking, 2015

O ecoturismo é um ponto forte de Nova Lima, oferecendo aos visitantes, opções de trilhas, serras, paisagens e quedas d’água. Uma boa opção é a Cachoeira das 27 Voltas. O lugar é bem cuidado, conservado e maravilhoso por natureza. É composto por três quedas d’água que atingem até trinta metros de altura e por um poço para os visitantes se banharem. Além disso, o local é cercado por um borboletário fascinante.

Uma curiosidade interessante é que o nome da localidade foi motivado por causa do percurso que é feito até a cachoeira, o qual é composto por uma trilha com diversas curvas. Segundo uma lenda contada pelos antigos moradores da região, as pessoas que tentam contar as voltas presentes nesse caminho acabam perdendo sua sanidade antes de chegarem ao destino final.

Estrada Real

Mapa Caminho do Sabarabuçu

Fonte: Instituto Estrada Real

Para melhor servi-la, a coroa portuguesa construiu, durante a época do Brasil Colônia, a Estrada Real, que atravessa Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, trazendo em si trilhas abarrotadas da história e da beleza regional. Um de seus trechos está em Nova Lima e pode ser facilmente acessado por turistas, pelo distrito de Honório Bicalho.

A maioria dos visitantes opta por fazer o passeio de carro, o que permite levar crianças e pessoas idosas, tornando o passeio adequado para toda a família. Além disso, ao longo da rota, existem diversos pontos de parada para conhecer, tirar fotos e fazer um bom lanche.

Circuito Religioso

Nova Lima conta também com diversas construções do século XVIII, como igrejas, santuários e capelas costuma ser interessante fazer o circuito religioso da cidade, que permite aos visitantes conhecerem construções, vitrais, instrumentos musicais, esculturas e obras de arte (muitas delas, atribuídas ao icônico Aleijadinho) que são parte da formação da história e da cultura de Minas Gerais e do Brasil.

As igrejas são áreas municipais tombadas pelo patrimônio histórico. Muitas delas não só celebrarem missas, como também promovem festivais comemorativos de datas cristãs, unindo os moradores e os visitantes da região, com muita alegria, comidas típicas e cultura.

Tour Cervejeiro

Por fim, mas não menos importante, vale falar sobre o paraíso dos cervejeiros que se situa em Nova Lima. A cidade é sede de 20% das cervejarias artesanais de Minas Gerais, possuindo mais de treze microunidades; nas quais, mensalmente, são produzidos mais de dois milhões de litros de cerveja.

Pensando nesse potencial, a prefeitura da cidade montou o Tour Cervejeiro, uma rota que permite aos turistas conhecerem as fábricas e os produtores artesanais de cerveja da cidade. Assim, Nova Lima vem sendo chamada popularmente de “Bélgica Brasileira”, a qual vale a pena ser conhecida e, nesse caso, degustada.

Esses não são os únicos pontos turísticos do município! No site da Prefeitura de Nova Lima, http://www.novalima.mg.gov.br, você encontra mais informações sobre essas e outras atrações da região que valem a pena serem conhecidas. Escolha os destinos que mais chamaram a sua atenção, entre no carro (só não vale dirigir se for beber, ok?) e vá explorar essa cidade interessante e cheia de cultura. E se sentir fome no caminho, estaremos te esperando para comer aqui no Chefão!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page