top of page

Harmonização entre peixes e vinho: uma experiência gastronômica inesquecível


Se você quer aproveitar um jantar a dois, uma carne de peixe é a escolha ideal. Para deixar tudo melhor, uma bela taça de vinho é a companhia perfeita. Mas para deixar a sua experiência mais rica, é importante saber que vinho combina com o peixe escolhido por você.

Harmonizar vai muito além da combinação entre os alimentos, é a valorização dos sabores da comida e da bebida, o que deixa a refeição inesquecível.

Regras de harmonização entre vinho e peixe

Muitos dizem que os frutos do mar não devem ser combinados com vinhos tintos. Mas isso é um engano. Para determinar a melhor combinação, é preciso considerar a delicadeza do prato, como também a cor da carne e o seu preparo. Veja abaixo quais vinhos combinam com alguns peixes.

Peixes Delicados

Vinhos brancos cítricos e frescos se dão bem com o sabor delicado e suave do robalo, linguado, tilápia e o haddock. Estes vinhos são feitos as uvas Sauvignon Blanc, Verdejo, Pinot Grigio e Muscadet. Neste caso, a harmonização é feita pela semelhança da carne e da bebida, ambas devem ser delicadas.

Peixes Médios

Peixes de porte médio como a truta, bagre, garoupa e o bacalhau se relacionam bem com vinhos perfumados e de corpo médio, como o Chardonnay. No caso do Bacalhau, você pode ir além de harmonizá-lo com vinhos tintos leves, frescos e frutados.

Peixes Carnudos

Os peixes que possuem muita carne combinam muito bem com vinhos de uva, como o Chardonnay e o Riesling. Mas se você vai optar por um salmão, é importante considerar o preparo da carne. Se o Salmão for servido cru, por exemplo, uma boa sugestão de harmonização é um espumante.

Se você vai jantar com alguém especial, ou até mesmo sozinho, o Chefão é o lugar ideal. Com um cardápio único, saboroso e uma ótima cartela de vinhos, o Chefão pode transformar a sua experiência gastronômica ainda melhor.

O Chefão está localizado na BR 040, km 547 - Jardim Canadá - Nova Lima (sentido Rio de Janeiro)

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page