top of page

Conheça o Inhotim

O Instituto Inhotim, localizado a 17km do CHEFÃO, começou a ser idealizado pelo empresário mineiro Bernardo de Mello Paz, a partir de meados da década de 1980. A propriedade privada se transformou com o tempo, tornando-se um lugar singular, com um dos mais relevantes acervos de arte contemporânea do mundo e uma coleção botânica que reúne espécies raras e de todos os continentes. Os acervos são mobilizados para o desenvolvimento de atividades educativas e sociais para públicos de faixas etárias distintas.

O Instituto Inhotim abriga um complexo museológico com uma série de pavilhões e galerias, que contam com obras de arte e esculturas expostas ao ar livre.

Graças a uma série de contextos específicos, o Inhotim oferece um novo modelo de museu, distante dos modelos urbanos.

A experiência do Inhotim está, em grande parte, associada ao desenvolvimento de uma relação espacial entre arte e natureza, que possibilita aos artistas criarem e exibirem suas obras em condições únicas. O espectador é convidado a percorrer jardins, paisagens de florestas e ambientes rurais, perdendo-se entre lagos, trilhas, montanhas e vales e estabelecendo uma vivência ativa no espaço.

Novos projetos são inaugurados periodicamente, incluindo obras criadas site-specific para o local e recortes monográficos e temáticos sobre o acervo, fazendo do Inhotim um lugar em contínua transformação.

Sobre a coleção das diversas famílias botânicas, os jardins do Inhotim são singulares, com uma beleza rara e com um paisagismo que explora todas as possibilidades estéticas de um acervo de espécies botânicas. Para além da contemplação, os jardins são campo para estudos florísticos, catalogação de novas espécies, conservação in situ (seu ambiente) e ex situ (fora de seu ambiente) e ações de educação ambiental. Em 2010, o Instituto Inhotim recebeu a chancela de Jardim Botânico, atribuída pela Comissão Nacional de Jardins Botânicos (CNJB) e, desde então, integra a Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RNJB).

Quando estiver indo visitar o Instituto Inhotim, passe no CHEFÃO! O seu passeio será incrível!

Fonte: www.inhotim.org.br

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page