Sustentabilidade na cozinha: é possível?
A sustentabilidade não é mais apenas uma tendência de mercado, mas uma necessidade. Na cozinha, principalmente. Atualmente, a taxa de desperdício vem crescendo bastante e trabalhar em iniciativas para diminuir isso é cada vez mais importante.
De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçadas por ano no mundo. Esse é um número extremamente preocupante.
Com isso, grandes empresas viram a necessidade de adequar o seu modelo de negócio e encontrar formas de mudar essa situação.
Uso de materiais e talheres biodegradáveis, abolição de canudinhos, embalagens recicláveis… Tudo vale na busca por um modelo de negócio mais sustentável e parceiro do meio ambiente.
Além disso, você também pode fazer a sua parte. Ir ao supermercado com uma sacola própria para guardar as compras ao invés de utilizar sacolas plásticas é um bom começo e uma ótima iniciativa. Pequenas atitudes podem gerar grandes mudanças no futuro.
Outra dica básica para um ambiente de cozinha mais sustentável é optar por produtos a granel. Além de evitar o consumo de alimentos em embalagens plásticas, você pode comprar apenas o necessário e não gerar sobras que não serão consumidas.
Por fim, uma ação que não pode ficar de fora é a coleta e separação de possíveis materiais para a reciclagem. Pesquise se na sua região existem ONGs, cooperativas ou empresas que realizam esse trabalho.
Investir na reciclagem de produtos ajuda no desenvolvimento da sua cidade, aquece a economia, contribui para a geração de novos empregos e é mais uma forma de ajudar na preservação do meio ambiente.
Além de dicas de sustentabilidade na cozinha, o Chefão também tem ideias práticas para organizar a sua geladeira. Você pode conferir no nosso blog e nos contar o que achou nos comentários.
Comments