top of page

Benefícios de uma alimentação saudável na infância


Ter uma alimentação saudável durante a infância é extremamente importante para que a criança tenha nutrientes necessários para todas as suas atividades diárias. Além de, claro, prevenir doenças e ter uma vida mais duradoura e com maior bem-estar.


A infância é uma fase de desenvolvimento, por isso é necessário adotar hábitos alimentares positivos e equilibrados desde o seu início.


Segundo a Organização Mundial da Saúde, o ideal é que cada criança consuma diariamente, em média, cinco porções de frutas, legumes e verduras.


Ao ensinar hábitos alimentares saudáveis em casa e incentivar esses comportamentos na família, será muito mais garantido que as crianças mantenham um estilo de vida saudável quando mais velhas.


Confira a lista que o Chefão preparou para que você saiba a alimentação ideal para cada fase desse processo:


Até 6 meses

Oferecer exclusivamente o leite materno, que contém todos os nutrientes necessários para o crescimento do bebê.


6 meses a 1 ano

Começa então inclusão de alimentos complementares, como: cereais, carnes, frutas e legumes. Opte por uma introdução alimentar que respeite o desenvolvimento do paladar da criança, evitando de eofecer os alimentos misturados.


1 a 3 anos

Nessa fase, podem ser incluídos açúcares e leite não materno, com muito cuidado e cautela. Já se preocupe aqui em deixar para o bebê o momento das refeições, tentando estabelecer uma rotina e evite distrações durante as principais refeições.


4 a 12 anos

Oferecer pratos com opções coloridas e variadas que despertem o apetite dos pequenos com mais facilidade , garantindo o valor nutricional adequado.


Adolescência

Como essa fase é de muito gasto de energia, o ideal é investir em carnes, saladas e carboidratos saudáveis. Nessa etapa, o organismo está se preparando para a vida adulta, e nessa etapa exercício físico + alimentação saudável devem andar em conjunto.


Uma dica é envolver os seus filhos em todo o processo, desde a realização das compras até a preparação dos alimentos em si. Esse tipo de atividade é uma boa oportunidade para dar às crianças um sentimento de autonomia na cozinha, além de deixá-las mais dispostas a experimentar o que foi feito.

Estabelecer hábitos não é uma tarefa fácil, por isso, se você notar resistência das crianças para a alimentação que está sendo proposta, consulte um profissional da área para entender melhor como agir.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page