top of page

Canudos Plásticos: uma ameaça à Natureza

É muito comum encontrarmos canudos plásticos à disposição em quase todos os lugares. Em restaurantes, bares, carrinhos de cachorro quente, festas e, muitas vezes, até em nossas próprias casas. Há alguns anos, tem-se falado do problema envolvendo os tão usados canudinhos. Estes costumam ser compostos de Polipropileno e Poliestireno, que são materiais não biodegradáveis e de fonte não renovável, por isso, o descarte deles torna-se um problema, uma vez que levam milhares de anos para se decomporem na natureza, gerando uma quantidade enorme de lixo que vai para os oceanos e acaba sendo ingerido pelos peixes, tartarugas e outros animais marinhos. Isso prejudica seriamente a saúde dos animais, podendo levá-los até à morte.

Há cerca de 3 anos, um vídeo que mostra pesquisadores removendo um canudo alojado na cavidade nasal de um tartaruga marinha viralizou na internet. O vídeo teve mais de 6 milhões de visualizações, mobilizando diversas pessoas a mudarem seus hábitos de uso de canudos, em prol da natureza e dos animais. A campanha “No Plastic Straw” (não ao canudo plástico) usou o vídeo como elemento mobilizador e tem sido um dos exemplos de campanhas de conscientização sobre os perigos dos canudos plásticos.

www.insectashoes.com

Tradução: O consumo diário de canudinhos plásticos nos Estados Unidos é o suficiente para dar a volta na terra duas vezes e meia.

“Nós estamos falando sobre o problema dos canudos plásticos há anos, mas ver o vídeo, por mais horroroso que ele seja, era o que precisava para fazer as pessoas acordarem”, disse Christine Figgener, da Universidade do Texas A&M, especialista em tartarugas marinhas, que estava com a equipe quando a tartaruga foi encontrada e o canudo removido.

Com o objetivo de estimular a consciência ecológica, o Chefão disponibiliza para venda canudinhos reutilizáveis em inox, por R$25,00 a unidade do canudinho e uma escovinha de limpeza.

Fonte: www.insectashoes.com

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page