top of page

A Páscoa ao Redor do Mundo!

Quando pensamos em Páscoa, várias coisas vêm a nossa mente: família, religiosidade, coelhos, chocolate ou, quem sabe, tudo isso ao mesmo tempo! Essas características foram estabelecidas na cultura de nossa sociedade, ao longo de décadas, formando a tradição pascoal brasileira. Porém, o Chefão sabe que, apesar de amarmos a Páscoa no Brasil, cada país comemora esse feriado de forma única e interessante, de acordo com seus costumes e traços culturais. Por isso, decidimos fazer uma viagem ao redor do mundo e entender mais sobre algumas tradições pascoais de outros lugares. Veja abaixo o que descobrimos!

Árvore de Páscoa: Decorar árvores não é uma tradição única do Natal em Berlim, na Alemanha. Lá, a Páscoa também é um momento para enfeitar as árvores, mas com ovos decorados, pintados à mão, produzidos em família.

http://www.travel3.com.br

Ratinho da Páscoa: Já era de se imaginar que o coelhinho não daria conta de viajar o mundo todo, a pé, em um dia, para entregar seus ovos. Apesar do coelho ser um grande símbolo da Páscoa no Brasil, na Austrália o animal não está presente. Durante as comemorações, as crianças celebram o “Bilby da Páscoa”, um marsupial de origem australiana. Com relação à aparência, o bilby é uma mistura de rato com canguru, mas tem orelhas puxadas e o tamanho de um coelho.

fazerintercambio.com.br

Balada pascoal: Acredite ou não, em Montreal, no Canadá, o almoço de Páscoa é substituído por uma forma de celebração bem mais agitada e moderna. Há uma enorme rave, chamada de Bal en Blanc, que acontece no fim de semana de Páscoa, todos os anos, desde 1995. Nas primeiras raves, o público mal chegava a 800 pessoas, no entanto, com a popularidade da festa, o número de participantes passou a ser, nos últimos anos, de aproximadamente 15 mil pessoas, reunindo DJ’s de todo o mundo.

Pascoween: Na Suécia e na Finlândia, a celebração da Páscoa conta não só com o Coelinho, mas com diversos personagens fictícios. As crianças se fantasiam e passam, de porta em porta, em busca de doces. Em troca, deixam um cartão decorado chamado “Carta de Páscoa”. Essa tradição se assemelha muito ao “Halloween”, comemorado, principalmente, nos Estados Unidos e em alguns países Europeus.

estevampelomundo.com.br

Pão de Páscoa: No lugar do ovo, a Polônia tem a Babka, um pão doce que é o alimento simbólico da Páscoa polonesa. Lá, a preparo da receita é realizado pelas mulheres das famílias como forma de tradição pascoal. Aquelas que preparam o pão também participam de uma celebração, chamada Smingus-Dyngus, em que recebem lançamentos de água ou de perfume como forma de homenagem pelos preparativos que fizeram.

www.goldbelly.com

A partir do exposto, podemos perceber a riqueza cultural dessa comemoração por parte dos mais diversos povos ao redor do mundo! Apesar de se diferenciarem em muitos aspectos, todas as tradições pascoais são importantes formas de manifestação da identidade, dos valores e dos hábitos das comunidades que as criaram. Por tudo isso, sabendo da importância dessas manifestações culturais, devemos aproveitar essa época do ano para vivenciar a Páscoa da nossa própria maneira! Boas celebrações!

Fique ligado!

Àqueles que se interessarem, anexamos também um link com a receita da Babka Polonesa para ser preparada em casa:

http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2012/04/aprenda-preparar-babka-doce-tradicional-da-pascoa-polonesa.html

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page