A Origem da Pizza

July 9, 2020

 

A pizza pode até não ser um patrimônio brasileiro, mas ela ganhou um espaço especial na nossa mesa. Essa delícia hoje conquistou todo o mundo e é apreciada por muitos até mesmo no café da manhã. Muitos acreditam que a pizza tem sua origem na Itália, mas não é bem assim.

A origem da pizza data de pelo menos seis mil anos. Nessa época ,os egípcios e os hebreus criavam uma massa de farinha mesclada, chamada de “pão de Abrahão”, e a assavam com molho de tomate, queijo e vários recheios. Esse pão também era conhecido como “piscea”, termo que mais tarde serviu de inspiração para seu nome.

 

Algum tempo depois, a receita passou a receber alterações – até chegar a pizza que conhecemos hoje. Os gregos assavam as massas em tijolos quentes, já os fenícios e mulçumanos tinham o hábito de recheá-las com carnes e temperos. Mas foi durante as cruzadas que os Italianos foram apresentados a essa iguaria e, dessa forma, transformaram a pizza no que conhecemos hoje.

 

A pizza era, inicialmente, elaborada para matar a fome dos pobres e desalojados que habitavam o Sul da Itália durante a guerra – já que essa era uma receita barata e nutritiva. Em seu início, a pizza não possui nem o formato redondo, sua massa era dobrada ao meio, como um sanduíche.   

 

Mamma Mia! A pizza ganha a Itália

 

A pizza só se tornou o que conhecemos em 1889, graças ao pizzaiolo Dom Raffaele Espósito, um padeiro de Nápoles a serviço do Rei Umberto I e da Rainha Margherita. Para homenagear a realeza, Espósito preparou uma pizza com as cores da bandeira italiana: branca, vermelha e verde. Para isso, utilizou mussarela, tomate e manjericão. A rainha gostou tanto do prato, que o padeiro resolveu batizá-lo de Marguerita.

A história ficou tão famosa, que fez surgir a primeira pizzaria, conhecida como Port’Alba. Em Port’alba, artistas e personalidades da época se encontravam e, assim, sugeriam novas receitas – que passaram a ser conhecidas por toda Itália.

 

A pizza só ganhou a fama mundial em 1950. Por mais que a receita já tivesse desembarcado em outros países, a receita ainda era restrita aos círculos italianos. No Brasil, ela desembarcou no bairro paulista de Brás, se popularizando de forma instantânea no território brasileiro e tornando-se um elemento cultural.

Em 1985, a pizza ganhou um dia em sua homenagem, sendo o 10 de julho a data escolhida para celebrar esse sabor marcante que ganhou o nosso coração.

 

Pensando na pizza para o fim de semana? Então você já sabe onde pedir. O Chefão possui uma seleção incrível de pizzas para alegrar a sua noite e acabar com a fome.

Entre em contato e peça pelo delivery, whatsapp ou ifood.

Telefone: 3541-2381 ramal 4 ou pelo WhatsApp 98309-0317

Funcionamos das 11:00 às 17:00h.

Solicite o cardápio pelo WhatsApp

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Chefão apresenta: receitas da Vovó e do Vovô!

February 28, 2019

1/5
Please reload

Posts Recentes

July 9, 2020

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags