top of page

Congonhas

O nome da cidade de Congonhas, em MG, é originado da planta “congonha”, um arbusto medicinal e ornamental muito encontrado nos campos da cidade. A palavra Congõi (Congonha) é de etimologia tupi-guarani e significa “o que sustenta, o que alimenta”.

Foto retirada do site: minasumluxo.com.br

A cidade carrega forte história do Brasil colônia, tendo suas origens ligadas à expansão das atividades dos mineradores portugueses.

Congonhas está localizada na região central de Minas Gerais e possui atualmente um dos mais relevantes conjuntos religiosos do Brasil colonial: o santuário do Bom Jesus de Matosinhos - de autoria de Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa), em que se destacam as estátuas dos 12 profetas. Esta obra recebeu, em 1985, o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Foto de Leonardo Finotti

A cidade de Congonhas reúne o maior conjunto da arte barroca do mundo, totalizando 78 esculturas de Aleijadinho. O Museu de Congonhas, dedicado às obras-primas de Antônio Francisco Lisboa, está localizado ao lado do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos. É um museu moderno que tem como objetivo preservar a memória de um dos maiores trabalhos de Aleijadinho (Os 12 Profetas), sendo considerado um dos melhores espaços destinados à arte e à cultura em Minas Gerais.

Além de apreciar as belíssimas obras de arte, a visita ao museu permite desvendar a história de sua construção, bem como das obras nele presentes, o que faz o visitante mergulhar também na história riquíssima de nosso Estado.

Se pretende visitar essa cidade tão rica historicamente, procure um guia local na região da Basílica, para que seu passeio seja recheado de informações e de conhecimento. E, claro, não se esqueça de passar no Chefão para que seu passeio seja recheado de delícias!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page