Final de semana na estrada: 3 destinos imperdíveis em Minas Gerais.

Viagens são sempre bem-vindas. Mas não é sempre que o trabalho nos deixa tirar a semana de folga para viajar e também não é sempre que passagens cabem no orçamento.

Acontece que solução é mais simples do que parece. Por que não reservar o final de semana para colocar o carro na estrada para visitar algumas das cidades maravilhosas que temos em Minas Gerais e que, muitas vezes, nem mesmo conhecemos?

Pensando nisso, nós, aqui do Chefão, fizemos uma seleção de três destinos muito diferentes, mas igualmente interessantes, para você conhecer dentre os tantos caminhos que há em de Minas. Descubra qual desses destinos te interessa mais e pé na estrada!

1- Brumadinho

​​

Essa cidade, colada em Belo Horizonte, a apenas 40 quilômetros de distância da capital, é sede do maior museu a céu aberto do mundo, o Instituto Inhotim. Além de ser enorme, o local guarda um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil, composto por exposições para se ver, ouvir, tocar, entrar, sentir ou fazer tudo isso ao mesmo tempo, permitindo, assim, uma interação com obras das mais diversas e incríveis formas.

O Inhotim é, em cada metro quadrado de sua extensão, arte pura. Além disso, nas quartas-feiras, a entrada é gratuita para todos que desejarem, o que torna a visita ainda mais atrativa. Mas, apesar de o museu trazer turistas dos mais diversos países, muitas vezes não é visitado pelos próprios mineiros. Então, é hora de mudar isso, né?

E não para por aí. Brumadinho também conta com outros pontos interessantes. A Rota da Cachaça, por exemplo, cujo roteiro passa pela região de Paraopeba e da Serra da Moeda, mostra ao visitante um pouco sobre o processo produtivo e a história dessa bebida que é um legado mineiro. Já para quem está com crianças, vale conhecer o Espaço Verde Folhas, um grande parque de atividades que, além de proporcionar contato direto com a natureza, disponibiliza estrutura para atividades em família, como o arvorismo, o trekking, a escalada e a tirolesa.

2- Ouro Preto

A cidade de Ouro Preto, fica a aproximadamente 100 quilômetros de distância da capital mineira, o que equivale a uma hora e meia de carro, a cidade histórica possui dezenas de pontos turísticos incríveis que poderiam render dias de viagem. Porém, selecionando alguns dos principais, é possível conhecer o charme e a cultura do local, em um fim de semana.

Primeiramente, é preciso dizer que a própria cidade é um ponto turístico por si só. As ruas de paralelepípedos, a arquitetura colonial, as fachadas ornamentadas de arte barroca e as grandes praças que permeiam o local são um presente para os olhos, valendo a pena a simples apreciação.

As igrejas centenárias da cidade também são pontos de muita cultura, história e arte, pois contam com a presença de obras de Aleijadinho e de Mestre Ataíde, o que faz com que a visita a esses locais seja essencial! Além disso, algumas igrejas, como a de São Francisco de Assis, estão em pontos de alta altitude da cidade e, por isso, oferecem vistas privilegiadas que misturam paisagens urbanas e naturais àqueles que as visitam.

Os museus de Ouro Preto também contam confidências incríveis sobre a história da cidade e merecem ser visitados. Um dos pontos culturais mais famosos é a Casa dos Contos, a qual abriga diversos espaços culturais que vão desde museus até espaços para estudos. O Museu da Inconfidência é outro importante ponto cultural. Ele guarda um acervo enorme referente ao movimento mineiro, liderado por Tiradentes, contra o domínio português.

Por fim, vale falar das minas de Ouro Preto, pontos turísticos essenciais da cidade, que foram abertas para exploração há séculos e que vale a pena serem visitadas. Muitas, como a Mina de Santa Rita, possuem visitas guiadas instrutivas com preços bastante acessíveis.

3- Serra do Cipó

Localizada a 90 quilômetros da capital mineira, a Serra do Cipó é um dos principais pontos turísticos de Minas Gerais. Dentre suas várias paisagens naturais e trilhas, o que mais chama atenção dos visitantes são as cachoeiras da região.

Por isso, vale a pena escolher uma pousada para passar o final de semana e conhecer as águas do local. O bom desse passeio é que ele é adequado a todos os tipos de pessoas e grupos: casais, famílias, amigos ou até mesmo visitantes individuais que querem entrar em contato com a natureza.

Algumas das mais famosas quedas d'água da região são a Cachoeira do Tabuleiro que, com seus 272 metros, é a mais alta de Minas Gerais e, por isso, muito procurada por turistas; a Cachoeira Grande, que, apesar de não ser tão alta, é um dos cartões postais da Serra do Cipó, recebendo muito destaque pelo seu fácil acesso

E aí? Já sabe para onde vai no próximo final de semana? Sozinho ou em uma excursão, com seu companheiro ou companheira, com a família ou com os amigos. Para todos os tipos de grupos tem um destino em Minas Gerais. Escolha o seu, faça as malas e caia na estrada! E se a fome bater no caminho de Ouro Preto ou Brumadinho, não se esqueça de passar aqui no Chefão para o café da manhã, almoço ou jantar!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Delivery:  (31) 3541.2381  

BR 040, km 547 - Jardim Canadá - Nova Lima - Minas Gerais

© 2020 Restaurante e Lanchonete Chefão | Administrado por Agência Ápice