Culinária Mineira: Sucesso no Brasil e no Mundo


Créditos da imagem: Adao/ shutterstock

A culinária mineira é conhecida e lembrada em todos os cantos do Brasil e do mundo. São séculos de história e tradição. Ela passeia por pratos doces, salgados e agridoce. É patrimônio cultural que fazemos questão de manter em nosso cardápio, dando ainda mais valor à nossa cultura que é tão rica.

A culinária estadual é tão importante que tem data comemorativa: 05 de julho. Esse é o dia do nascimento de Eduardo Frieiro, autor do primeiro livro de gastronomia dedicado aos sabores de Minas Gerais. A publicação “Feijão, angu e couve – Ensaio sobre a comida dos mineiros” foi lançada em 1966.

Um outro fator nos torna referência mundial. Belo Horizonte, além de ser a capital dos bares, também é reconhecida pela Organização das Nações Unidas (Unesco) como Cidade Criativa da Gastronomia. O título veio em 2019. Assim como o estado, a capital desenvolveu uma culinária autêntica e isso é o que nos diferencia de outros polos gastronômicos. Sinônimo de comida boa, ambiente democrático e descontração, BH é referência quando se trata de Comida di Buteco e chefes renomados.


Diversos sabores e grande riqueza da gastronomia



Queijo Canastra - Lanchonete Chefão


Dos queijos aos azeites, do café à cachaça e vinhos de jabuticaba, dos pratos mais sofisticados aos simples e cheios de amor, a gastronomia de Minas Gerais contém inúmeros ingredientes, tradições e talentos que são mantidos e considerados riquezas de todos os mineiros e também um fator de desenvolvimento econômico, social, turístico e cultural.

E um dos grandes protagonistas é o Queijo Canastra, famoso por ter uma casca amarela por fora e por ser macio e saboroso por dentro. O seu modo de produção, desde 2008, é reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio cultural imaterial brasileiro. O queijo é produzido única e exclusivamente na região da Serra da Canastra e é feito do mesmo jeitinho desde a sua chegada de Portugal, mantendo uma tradição de mais de 200 anos.

Além do nosso querido Queijo Canastra, receitas típicas das mais variadas regiões estão espalhadas por toda Minas Gerais, pelo Brasil e pelo mundo, e fazem com que muitos lugares sejam visitados por milhares de pessoas, dando renda para centenas de famílias. Um verdadeiro evento!


Quem prova, quer repetir. Minas vicia!



Pão de Queijo - Lanchonete Chefão


A culinária mineira aquece o coração. Não é à toa que todos querem experimentar e saborear nossos quitutes. No Chefão você encontra essas delícias tradicionais do estado ao seu dispor, sempre que quiser.

Famoso Pão de Queijo com Linguiça da Lanchonete Chefão

Entre elas estão o Pão com Linguiça, lanche tradicional das estradas de Minas, o Queijo Canastra, patrimônio cultural do estado, e claro, o queridinho Pão de Queijo, com várias opções com e sem recheio para o seu café da manhã ou tarde. Esses e muitos outros pratos marcam presença por aqui. O melhor da culinária mineira está no restaurante e lanchonete tradicional de Minas.


Venha para o Chefão! Estamos localizados na BR 040, km 547 - Jardim Canadá - Nova Lima - Minas Gerais.





Posts Em Destaque